Snap Voos Turísticos
Como funciona
Agendar
Pacotes
Contato
Curiosidades

O VERDADEIRO NASCIMENTO DO BALONISMO ocorreu quando os irmãos franceses Etienne e Joseph Montgofier, fabricantes de papel, procuravam novas aplicações para o seu produto. Iniciaram então a construção de um balão, cujo primeiro teste, realizado em 5 de junho de 1783, foi permitido pelo rei da França desde que não houvessem seres humanos como passageiros. Assim, o primeiro voo de balão que se tem documentado, teve como passageiros um carneiro,
um galo e um gato.
O explorador polar Amundsen, depois de conquistar o Pólo Sul de balão, esteve na primeira travessia do Pólo Norte, em 1926. Dois anos depois, entusiasmado com a experiência, repetiu pela última vez a viagem, pois foi vítima de um acidente de aterrissagem. Por isso, OS BALÕES MODERNOS POSSUEM PÁRA-QUEDAS INTERNO que, quando acionado, abre um tampão no alto, por onde o ar quente escapa; assim o balão perde altura com relativa lentidão e a aterrissagem se faz com pequeno impacto.
O fotógrafo Félix Nadar, em 1858, tirou A PRIMEIRA FOTOGRAFIA AÉREA DA CIDADE DE PARÍS a bordo de um balão.
À partir daquele negativo, NASCEU A AEROFOTOGRAFIA. Dos balões, geógrafos, zoólogos, meteorologistas e exploradores mapearam o mundo.
Desde muito tempo, descobriu-se que os balões poderiam prestar bons serviços à espionagem nas guerras. Napoleão Bonaparte usava-os para observar as movimentações na retaguarda do inimigo e estudar o terreno da batalha; para tanto, criou o primeiro Corpo Militar de Balões. Durante a Guerra Civil Americana (1867-69), ambos os lados utilizaram balões ancorados, como postos de observação. NA GUERRA DO PARAGUAI, O BRASIL APROVEITOU OS BALÕES PARA OBSERVAÇÃO MILITAR.
A PRIMEIRA TENTATIVA DOCUMENTADA DE VOAR DE BALÃO FOI DE UM BRASILEIRO. Em 1709, o Padre Bartolomeu de Gusmão apresentou seu engenho, denominado de Passarola, à Corte do Rei D. João V. Na primeira tentativa, o balão incendiou-se no Palácio Real, gerando verdadeiro pânico; na segunda, o balão conseguiu subir quatro metros, quando foi destruído por dois guardas, receosos que o padre voador provocasse outro acidente. Acusado de feitiçaria, o infeliz inventor foi perseguido.
Desenhos encontrados no planalto de Nazca, no Peru - além de um vaso de barro com o desenho de um balão, exposto no Museu de Lima - levam a crer que O PRIMEIRO BALÃO DE AR QUENTE PODE SER SIDO CONSTRUÍDO HÁ MAIS DE 2 MIL ANOS, pelos índios nazca.
Devido as suas características geográficas, a cidade de JOINVILLE-SC É CONSIDERADA UM DOS LUGARES MAIS DIFÍCEIS PARA VOAR DE BALÃO NO BRASIL.
Em 1º de dezembro de 1783 o francês J.A. Charles realizou o PRIMEIRO VOO LIVRE EM UM BALÃO IMPULSIONADO POR HIDROGÊNIO.
Por meio de um balão de ar quente o capitão do exército americano Hawthorme C. Gray, durante estudos da atmosfera em 1927, chegou a 12.740 m. Porém, em seu segundo voo, infelizmente aterrissou morto.
Na sétima corrida de balões Gordon Bennet, em 1912, um balão cobriu 2.190 km, voando de Stuttgart, na Alemanha, até as proximidades de Moscou, na Rússia.
Em 1785 dois homens levavam uma mensagem da França para Inglaterra, realizando a travessia do Canal da Mancha. Contudo, o balão no qual estavam começou a perder altitude no final da viagem. Desesperados, livraram-se de quase todas as roupas e demais acessórios, inclusive do desprezível peso da primeira carta aérea. Assim, os dois fizeram a travessia inaugural, chegando sãos e salvos, mas quase nus. A mensagem ficou no mar, porém o correio aéreo se tornara realidade.
voltar
 
Como funciona? Pacotes Agendamento Regulamento de Voo

 

Perguntas Frequentes Origem do Balonismo Curiosidades do Balonismo
Início Empresa Contato
 
 
SNAP BALONISMO
Estrada do Rio Verde, 4000 - Campo Largo-PR - Telefone: 41 3555-2427
Todos os Diretos Reservados ® 1993-2016